quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Funcionários da Vale paralisam atividades em Nova Lima e Itabirito

NoticiasBDF" <noticias@brasildefato.com.br>

Trabalhadores afirmam que é a primeira vez em 20 anos que não recebem a Participação nos Lucros e Resultados (PLR)

 postado em 23/02/2016 09:50 / atualizado em 23/02/2016 12:58
José Geraldo Ribeiro/DivulgaçãoNove unidades aderiram ao movimento. Na foto, funcionários cruzam os braços na Mina da Mutuca, em Nova Lima (foto: José Geraldo Ribeiro/Divulgação)

Funcionários da mineradora Vale iniciaram uma paralisação nesta terça-feira em nove unidades localizadas em Nova Lima, na Grande BH e Itabirito, na Região Central do Estado. A portaria da empresa foi fechada e os funcionários são impedidos de entrar. O comando de greve está concentrado na unidade Vargem Grande, às margens da BR-356, em Nova Lima.

De acordo com Sebastião Alves de Oliveira, presidente do Sindicato Metabase de Belo Horizonte, o movimento ocorre em função do não-pagamento da Participação de Lucros e Resultados (PLR) referente a 2015. "É a primeira vez em 20 anos que não recebemos a PLR. Só vamos retomar às atividades quando o benefício for pago", disse. Segundo o representante, a paralisação tem a adesão de 98% dos funcionários.

Por meio de nota, a Vale disse que o pagamento da PLR não é devido, conforme acordo firmado com os sindicatos e empregados em assembleias. Leia na íntegra:

A Vale esclarece que desde o início da manhã desta terça-feira (23/2) está ocorrendo o bloqueio de portarias de diversas unidades operacionais da empresa, localizadas nos municípios de Nova Lima e Itabirito. Os bloqueios vêm sendo organizados e mantidos pelo Sindicato Metabase BH, em razão da divulgação do resultado da Participação de Lucros e Resultados (PLR) referente a 2015. A Vale, desde o início dos movimentos, vem mantendo negociação com o sindicato para a liberação das portarias. Os referidos bloqueios impedem a entrada e saída de empregados.

De acordo com os critérios fixados no Acordo de PLR, seu pagamento não é devido. Cabe ressaltar que esses critérios estabelecidos no Acordo de PLR foram aprovados pelos sindicatos e pelos empregados em assembleias conduzidas por esses sindicatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário